Para Crescer, Não Basta Apenas Engordar o Currículo

 

 

Vivendo no ambiente rico em publicidade das redes, espaços cheios de webinars, cursos e MBAs, é comum que nos convençam de que a solução para crescer é aprender mais, se especializar. Fazer um currículo vistoso. Quanto mais técnico, melhor! Mas nada é mais fácil do que jogar a culpar de nossa estagnação profissional em fatores externos.

 

 

 

Conhecimento x Ação


Engana-se quem se deixa convencer de que apenas o conhecimento técnico é suficiente para alcançar o crescimento profissional. Por mais que a técnica seja valiosa, o que realmente determina a ascensão em tempos de crise são as atitudes e comportamentos. E esses elementos têm ganhando um peso cada vez maior na hora de avaliar um profissional. Crescer nem sempre é uma questão de conhecimento, mas de capacidade de ação.


Uma atitude pessoal positiva é peça chave para se chegar a resultados satisfatórios na vida, tanto do ponto de vista pessoal quanto profissional. São nossos hábitos diários guiados por uma mentalidade correta que constroem o sucesso. Por isso, investir no desenvolvimento de comportamentos, pensamentos e atitudes positivas é tão importante. É preciso dar foco ao autodesenvolvimento para não estagnar.


 

Hábitos: o Centro de Tudo


Uma pessoa não deve começar e terminar um ano do mesmo jeito. Crescer é natural e necessário, especialmente num mundo competitivo. Tudo está em constante mudança e, se você quer evoluir, é preciso acompanhar esse ritmo. Não podemos nos entregar a hábitos e comportamentos que não nos levam a lugar nenhum e impedem nosso crescimento.
 

Existe um consenso geral sobre as atitudes que fazem diferença e nos ajudam a promover melhores resultados: otimismo; pensamento positivo; autoconfiança; proatividade; flexibilidade; engajamento; estar aberto a novas idéias; “pensar fora da caixa”; saber administrar conflitos; inteligência emocional; bom relacionamento interpessoal; networking; administração do tempo; capacidade analítica; comunicação eficaz; planejamento; foco. Falar sobre essas atitudes é mais fácil do que cultivá-las no dia a dia, mas identificar o caminho correto é o primeiro passo para segui-lo.

 


Caminhos Positivos


Toda mudança começa na autoanálise. Avalie se o seu padrão de pensamento e comportamento estão alinhados com o seu objetivo. O quanto suas ações  atuais tem efetivamente favorecido o seu sucesso? Se elas não estiverem indo na direção correta, é hora de agir e buscar mudanças!
 

Outro caminho é procurar exemplos ao seu redor de pessoas que tenham realizado mudanças positivas em suas vidas. É provável que eles tenham desenvolvido ferramentas e métodos para chegar lá. Pergunte como elas fizeram. Busque referências. Leia livros. É mais fácil e menos custoso aprender com a experiência alheia do que aprendermos por tentativa e erro.


Além dos métodos tradicionais, existem profissionais especializados em promover o desenvolvimento profissional e pessoal – o Coach. A prática do Coaching tem sido uma escolha cada vez mais comum para empresas e pessoas que buscam uma intervenção positiva, capaz de facilitar mudanças, gerar novos hábitos, desenvolver novos padrões de comportamento e maximizar o potencial das pessoas. O Coach faz uso da Programação Neurolinguística (PNL), Hipnose Ericksoniana, Teoria Cognitiva, Psicologia Positiva e diversas outras técnicas especializadas para estimular e direcionar um indivíduo (ou um grupo) a alcançar suas metas e resultados desejados. Mais do que mostrar o caminho, Coaching ajuda as pessoas a encontrar seu próprio caminho, reconhecendo forças e fraquezas, oportunidades e mudanças necessárias para chegar lá. É como um Personal Trainer para o seu sucesso.



Para crescer, não basta apenas estudar, fazer cursos e engordar o currículo. Toda mudança começa na rotina. É preciso agir e investir nosso tempo de forma produtiva. Adotar novos hábitos. Invista no seu autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Para crescer por fora, primeiro precisamos crescer por dentro.


Se quiser conhecer mais sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal e Profissional, agende sua Sessão Experimental Gratuita online AQUI.  

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter - Círculo Branco

​© 2017 STUDIO Ágata Todos os Direitos Reservados